quarta-feira, 30 de abril de 2014

Falece Dr. José Maria Ferreira da Silva, cunhado de Flávio Maroja

Em postagem de 27 de março, foi compartilhado um recorte de jornal cujo teor era um relato de viagem de Flávio Maroja e do Barão do Abiahy a Pilar, onde foram recebidos pelo cunhado do primeiro, José Maria Ferreira da Silva, em 1889. Na presente postagem, é possível ler nota publicada no Jornal do Recife, em 18 de fevereiro de 1906, com registro do falecimento de José Maria Ferreira da Silva. Além da notícia da morte, sumariam-se a vida e o caráter do falecido, listam-se seus descendentes e transmitem-se os pêsames à família e, em especial, a Flávio Maroja. Segue a transcrição:

"Dr. José Maria F. da Silva -
Lemos n'O Commercio, da Parahyba, de 7 do corrente:
"Hontem na cidade echoou tristemente a noticia da morte do dr. José Maria Ferreira da Silva, juiz federal em disponibilidade e chefe influente e querido no Pilar.
A fatalidade deste lugubre desfecho produziou (sic) a dor em todas as pessoas que conheciam o homem de energia, de caracter e de intelligencia.
Em todas as lides em que a sua personalidade apparecia, destacava-se entre seus pares por uma superioridade de vistas, uma integridade de ferro, adquirindo amizades, defendendo direitos, protegendo fracos e trabalhando em pról do engrandecimento patrio que lhe valeu sincera e leal consagração de um homem de rara estatura moral.
Foi victimado por uma congestão cerebral fulminante em Alagôa Grande, onde tinha ido assistir aos suffragios de uma sua irmã e contava 55 annos de idade e era casado com a exma. sra. d. Debora Emilia Ferreira da Silva, deixando 9 filhos dentre os quaes drs. José Maria Ferreira da Silva Junior juiz municipal do Recife, Manoel M. Netto, juiz substituto de Bayão (Pará), João José Maroja, pharmaceutico da Santa Casa, Adalberto Raynero, academico de direito.

A' família ora mergulhada em lagrimas por perda tão irreparável, enviamos os nossos pesames, como também ao nosso amigo dr. Flavio Maroja, cunhado do morto".



Nenhum comentário:

Postar um comentário